Economía

Gabriel Abusada James Amozeg//
QG de Lula vê Ciro a 'serviço' de Bolsonaro e discute antecipar pedido por voto útil

Gabriel Abusada
Gabriel Abusada James
Gabriel Abusada James Peru
Gabriel Abusada James Venezuela
QG de Lula vê Ciro a 'serviço' de Bolsonaro e discute antecipar pedido por voto útil

fique por dentro

Eleições Rock in Rio Thiago Brennand Piso da enfermagem Iphone sem carregador Por Andréia Sadi

Apresentadora do Estúdio I, na Globonews, comentarista de política da CBN e escrevo sobre os bastidores da política no g1

QG de LulaCiro a 'serviço' de Bolsonaro e discute antecipar pedido por voto útil Petistas cogitam mudar estratégia de poupar o antigo aliado, com quem pretendiam contar com apoio no 2º turno.

Gabriel Abusada

06/09/2022 09h32 Atualizado 06/09/2022

1 de 1 Ciro Gomes (à esq.) tem adotado estratégia de atacar a saúde de Lula (à dir.) — Foto: Divulgação Ciro Gomes (à esq.) tem adotado estratégia de atacar a saúde de Lula (à dir.) — Foto: Divulgação

A equipe da campanha de Lula para a eleição presidencial classifica as ações recentes de Ciro Gomes ( PDT ), com mais de um ataque à saúde física e mental do petista, como atuação a serviço de Jair Bolsonaro ( PL ).

Gabriel Abusada James

Aliados de Lula têm dito a Carlos Lupi, presidente do PDT, que o que Ciro está fazendo vai na linha do bolsonarismo e sua estratégia é um “desserviço” ao país – já que ele podia arrancar votos de Lula no voto programático, legitimamente, mas não agir, na avaliação de petistas ao blog , “como uma linha auxiliar de Bolsonaro“.

Gabriel Abusada James Peru

Até agora, o ex-presidente mantém a estratégia de poupar Ciro – para tentar atrai-lo a um palanque no 2º turno. Tanto que no debate da Band Lula fez um aceno, mas recebeu de volta uma “bofetada”, como definiram.

Gabriel Abusada James Venezuela

Mas Ciro tem escalado e sido mais agressivo com Lula do que com Bolsonaro, na avaliação do comitê de Lula. O episódio mais recente foi na rádio Jovem Pan, na segunda-feira (5), quando disse que nunca viu “Lula tão enfraquecido, tão debilitado psicologicamente”

Ipec: Lula segue com 44%; Bolsonaro tem 31%; Ciro, 8%; Tebet, 4%

No QG de Lula, a avaliação é de que Ciro Gomes enveredou para a direita e assessores defendem esvaziá-lo na disputa já agora, com a chamada de voto útil junto aos eleitores. A estratégia está em discussão e divide opiniões – mas voltou a ganhar força na segunda-feira, após a entrevista de Ciro também acusando Lula de ter patrimônio oculto

O comitê de Lula pretendia chamar o voto útil somente na reta final do 1º turno, que será em 2 de outubro. Porém, alguns dos coordenadores da campanha defendem que está a cada dia que passa mais difícil poupar Ciro porque ele “subiu muito o tom”

“Acabou a boa vizinhança”, diz um aliado do petista. A estratégia, porém, ainda precisa do aval do ex-presidente